Vale do Silício Amazônico Salva o Verde

 Segundo cientistas, a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, se transformará no futuro Vale do Silício Amazônico, que redirecionará os fundamentos do desenvolvimento sustentável, o que permitirá a salvação do verde.
Floresta Amazônica

 Em estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences - PNAS, uma equipe de cientistas recomendam que a Amazônia seja um centro da revolução tecnológica. 

 Os estudiosos identificaram que os 6,7 milhões de km² da floresta escondem matérias-primas que devem conduzir à quarta revolução industrial. 

 Segundo eles, produtos e serviços revolucionários de elevado valor agregado serão produzidos na união das avançadas tecnologias digitais e biológicas - como inteligência artificial, robótica, internet, genômica, edição genética, nanotecnologias, impressão 3D - com o conhecimento tradicional da região.

 A pesquisa foi liderada por Carlos Afonso Nobre, da Academia Nacional de Ciências dos EUA e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo empreendedor peruano Juan Carlos Castilla-Rubio, engenheiro bioquímico da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e presidente da Space Time Ventures, empresa especializada em inovações da quarta revolução industrial.

Vale do Silício Amazônico

 De acordo com Castilla-Rubio, a Amazônia é o futuro centro de inovações do mundo, porém ainda é cedo para falar se a floresta tropical será ocupada por laboratórios de alta tecnologia.

 É necessário observar que a Amazônia é o ambiente de aproximadamente 2,7 milhões de indígenas. Com a finalidade dessas comunidades se beneficiarem do Vale do Silício Amazônico, a pesquisadora Bensusan diz que é preciso reverter uma tendência:

 "Os conhecimentos tradicionais são desrespeitados. É preciso reconhecer seu importante papel identificando determinados princípios, usando plantas e animais para processos de cura e cosméticos, fazendo a distribuição espacial de muitas espécies, e o manejo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoticons ou Emojis: Significados