Internet Completa 50 Anos

 A era digital deve a sua existência ao nascimento da Internet em 29 de outubro de 1969, portanto, hoje, 29 de outubro de 2019, ela completa 50 anos. Tudo começou na sala Boelter Hall, na Universidade da Califórnia em Los Angeles, UCLA, que transmitiu a primeira mensagem feita pela equipe do professor Leonard Kleinrock para a Universidade de Stanford, em Palo Alto, no centro da região que ficaria conhecida como Vale do Silício. 
Ponto Importante 

 Um ponto importante é que quase todas as pesquisas que levaram ao nascimento da internet foram pagas pelo governo dos EUA. Aliás, naquele ano de 1969, a internet que estava nascendo era chamada de Arpanet. Arpa é a sigla para Advanced Research Projects Agency e net vem de network. 

 Tratava-se de uma agência ligada ao Departamento de Defesa dos EUA. Como em outras ocasiões, foi o governo federal americano quem incentivou – e pagou – universidades e empresas da iniciativa privada para que elas desenvolvessem as pesquisas. O resultado ajudou a transformar os EUA na superpotência que são até os dias de hoje.

Evolução

 Depois, veio a criação dos protocolos modernos de transmissão de dados, o TCP/IP, em maio de 1974, com o trabalho de Vint Cerf e Bob Kahn; até a chegada da World Wide Web, ou WWW, a partir do trabalho de Tim Berners-Lee, em 1989.

  E o mundo cibernético não pára de evoluir!

 Se antes o acesso à rede era apenas por meio de um computador, tablet ou smartphone, hoje vivemos a realidade da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things), como preferir. AInternet das Coisas é a conexão de objetos cotidianos com a internet: geladeiras conectadas, TVs, cortinas que se abrem com um comando, veículos inteligentes, lâmpadas e muitas outras "coisas" conectadas à internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoticons ou Emojis: Significados